Os 10 carros mais baratos do Brasil
Em tempos de crise e alto índice de desemprego, é difícil entrar em um financiamento por um carro novo, quanto mais um que seja caro. A maioria dos veículos custa mais de R$ 30 mil, e muitos estão mais próximos dos R$ 40 mil. Para te ajudar na busca do seu zero quilômetro, vamos mostrar quais são os 10 carros mais baratos à venda no Brasil.
ba montagem da lista, levamos em conta somente os preços de tabela divulgados pelas fabricantes em seus sites. Afinal, ofertas e promoções podem variar de acordo com a região e até mesmo entre as concessionárias. E ainda há o custo adicional do frete. Seguir o valor da empresa também evita variações por conta de ágio cobrado em lançamentos. Contamos apenas uma versão por carro. Se tiver uma versão mais em conta que as demais, citamos no texto de cada modelo.
Chery New QQ Smile – R$ 25.990
O pequeno chinês surpreendeu quando foi lançado em 2016 com motor 1.0 de 3 cilindros. Por R$ 25.990, dificilmente perderá o título de carro mais barato do Brasil. Claro, para ser vendido por este valor, vem bem despojado. A direção não tem nem assistência hidráulica, não há ar-condicionado, limpador e desembaçador traseiros, e as rodas são de aço, com aro 14. Seu motor é o 1.0 de 75 cv e 10,1 kgfm de torque, combinado ao câmbio manual de 5 marchas. E mesmo a versão mais completa não é tão cara assim, já que custa R$ 31.290.
Renault Kwid Life – R$ 29.990
A novidade da Renault chegou agitando o mercado por causa de seu preço – tanto que a concorrência oferece descontos para brigar com o Kwid. Repete parte da receita do QQ, usando direção sem assistência, e nada de vidros ou travas elétricas. Só que oferece um pouco mais, já que vem com airbags laterais, desembaçador traseiro e ancoragem Isofix para cadeirinhas infantis. Aproveita o motor 1.0 SCe que estreou no Sandero, embora simplificado. Gera 70 cv e 9,8 kgfm, e trabalha com a transmissão manual de 5 marchas. Começa a ficar mais equipado no modelo Zen, por R$ 34.990. Versão topo de linha custa R$ 39.990.
Fiat Mobi Easy – R$ 34.210
O subcompacto da Fiat levou um tempo para emplacar, mas já faz sucesso, ocupando a oitava colocação entre os mais vendidos de agosto. A configuração Easy é a mais básica, ainda equipada com o manjado motor 1.0 Fire de 75 cv e 9,9 kgfm. Não tem direção hidráulica ou ar-condicionado, nem como opcionais. Quem quiser estes itens tem de passar para a configuração Like, por R$ 39.780. Troca para o motor 1.0 Firefly de 77 cv e 10,9 kgfm somente na versão Drive, por R$ 41.260, mesmo valor da variante aventureira Way. E tem câmbio automatizado, por R$ 45.450.
Lifan 530 – R$ 37.990
De sua linha antiga, a Lifan só vende ainda o sedã 530, praticamente esquecido por nosso mercado. Apesar da idade, tem o velho argumento de venda dos chineses, vindo bem equipado para um carro desse preço. Conta com ar-condicionado, direção com assistência elétrica, travas e vidros elétricos, sensor de estacionamento e mais. Seu motor é o 1.5 de 103 cv e 13,6 kgfm, combinado ao câmbio manual de 5 marchas.
Volkswagen Take Up! – R$ 37.990
Apesar das críticas pelo preço cobrado pela Volkswagen no Up! mais equipado, a configuração Take ainda está bem em conta na comparação com outros carros. Essa versão usa o 1.0 MPI de 82 cv e 10,4 kgfm, combinada à transmissão manual de 5 marchas. Só que é bem básica, sem travas elétricas, direção com assistência ou rádio. Seu lado bom é ser um projeto europeu que se saiu bem nos testes de colisão e ser dos mais econômicos do Brasil – embora não tanto quanto o Kwid. Pula para R$ 48.790 na versão seguinte, a Move Up!. Ao adotar o motor 1.0 TSI de 105 cv, passa a custar R$ 53.990 e chega a R$ 57.990 na edição Pepper.
Chery Celer – R$ 38.990
A Chery ainda tem carros baratos no portfólio. O primeiro a ser produzido na fábrica em Jacareí (SP), o hatchback Celer vira uma opção para quem olhou para o QQ e achou muito pequeno. É um pouco maior e tem ar-condicionado, direção hidráulica, sensor de estacionamento traseiro, rádio, vidros e travas elétricas e mais. Sob o capô está o 1.5 de 113 cv e 15,5 kgfm, sempre com câmbio manual de 5 marchas.
Chery Celer Sedan – R$ 39.990
Por apenas R$ 1 mil a mais, dá para passar do Celer hatch para o sedã. A diferença de valor vai diretamente para a carroceria, já que a lista de equipamentos é a mesma que o compacto. Também não muda na mecânica, mantendo o 1.5 de 113 cv e transmissão manual de 5 marchas.
Kia Picanto – R$ 40.990
O Kia Picanto fez muito sucesso no Brasil antes de o IPI aumentar e jogar o preço do carro nas alturas em comparação com os rivais. Hoje em dia, volta a aparecer entre os mais baratos, só que está mais próximo dos hatchs compactos, algo ruim para um subcompacto. É vendido a partir de R$ 40.990, com motor 1.0 de 80 cv e 10 kgfm de torque. Vem bem equipado, com ar-condicionado, rádio com Bluetooth, volante multifuncional com regulagem de altura e mais. Só tem uma versão mais cara, por R$ 51.990, que adota transmissão automática de 4 marchas. O lado ruim é que já recebeu uma nova geração lá fora,i prometida por aqui para 2018.
Chevrolet Onix Joy – R$ 41.690
Versão mais básica do campeão nacional de vendas, o Onix Joy manteve o design pré-reestilização e perdeu equipamentos para ficar bem mais barato – embora não seja tão em conta quanto era o Celta. Ao menos conta com direção com assistência elétrica, travas/vidros elétricos e ar-condicionado. Utiliza o 1.0 de 80 cv e 9,8 kgfm, sempre com câmbio manual de 6 marchas.
Volkswagen Gol Trendline – R$ 42.990
Último da lista dos 10 carros mais baratos do Brasil, o Gol Trendline é a opção mais barata da linh, agora que a VW matou a configuração de duas portas. É praticamente destinada a frotistas, já que é bem espartana, com direção hidráulica, travas e vidros elétricos, banco do motorista com regulagem de altura e desembaçador do vidro traseiro. O motor é o mesmo do Up!, o 1.0 MPI de 82 cv e 10,4 kgfm, com câmbio manual de 5 marchas.