Confira o checklist para viajar no fim do ano
Veja o que verificar no seu veículo antes da viagem e aproveitar suas férias sem susto.
Com a chegada de final de ano, vem a grande sensação de “pegar” o veículo e fazer uma viagem para curtir o descanso, as tão sonhadas férias…
Viajar para o litoral, cidades turísticas, outros estados, qualquer que seja o roteiro de seu descanso, deve-se levar em conta o plano de manutenção do seu veículo, para evitar dores de cabeça e até mesmo ficar parado na estrada.
Antes de qualquer coisa, faça um planejamento de suas férias e leve em conta o plano preventivo do seu veículo. Não sabe por onde começar?
Checklist antes da viagem
Documentação
Aqui temos 2 pontos principais:
- Verifique toda a documentação do veículo, se o IPVA foi pago e se está com o CRLV – Certificado Registro e Licenciamento de Veículos – do ano em curso;
- Verifique sua CNH – Carteira Nacional de Habilitação. Cheque a validade e histórico de pontos.
Seguro
Caso o veículo possua seguro veicular, verifique com a seguradora a cobertura para viagens longas, como por exemplo a distância que irá percorrer (entre cidades), estado(s) que se deseja visitar, etc. A depender do plano, a seguradora pode não cobrir seu veículo para viagens à outros estados.
Caso não possua seguro veicular, é bom sempre verificar a necessidade de se contratar um que caiba no seu bolso, e não te deixar na “mão” nos momentos mais difíceis, tais como pneu furado em rodovias à noite, pane seca, pane mecânica, etc.
Em ambos os casos, verifique com a seguradora se há carro reserva no plano contratado.
Inspeção preventiva
Feito os passos acima, vamos partir para os itens de segurança do veículo. Neste caso, é bom você levar seu veículo em uma oficina de sua confiança ou concessionária, para que o reparador automotivo possa fazer uma revisão minuciosa, nos itens que requerem atenção.
Principais itens do checkup:
Extintor de Incêndio – Verifique a validade, e se o mesmo, está com carga total. Fique atento: extintor mesmo sem uso, a pressão pode baixar, indicando uso do mesmo;
Pneus – Verifique o estado de uso e conservação dos mesmos, para viagens longas, em alguns casos, o recomendável é efetuar as trocas dos que estejam com desgastes acentuados;
Alinhamento e balanceamento – Verificar e realizar este serviço, não sai caro, pois o KIT consiste em manter o veículo alinhado e rodas balanceadas, o recomendável é realizar a cada 5.000 km. Não realizar este serviço ou até mesmo prorrogar, fará com que os pneus, tenha uma desgaste prematuro.
Freios, Lonas e Fluído de freio – É sempre bom, ficar atento a este item. Os freios é um item crítico em manutenção veicular. Deixar de verificar, poderá comprometer a segurança do veículo. Procure sempre uma oficina de sua confiança, e exija do profissional, uma inspeção minuciosa neste item. Verificar desgastes de discos e pastilhas de freio, verificar possíveis vazamentos em cilindros de rodas traseiras, desgastes de lonas, e verifique também, o fluido de freio. Recomenda-se a efetuar a troca do fluido a cada 10.000 km, isso varia de montadora para montadora.
Dica: Caso o fluído de freio esteja abaixo do recomendável, aconselha-se a troca do mesmo. Não complete. Por que? O fluido que está no sistema, já prolongou bastante seu tempo, e o mesmo pode está contaminado. A contaminação acontece, devido ao uso excessivo, e o fluido atinge temperaturas altas, fazendo com que o mesmo, perca sua eficiência com o passar do tempo.
Suspensão – A suspensão é um item, que requer bastante atenção. Devido ao conjunto de peças que este agrega. Veremos a seguir:
Amortecedores, Molas, Kit (batente+coifa) – Este equipamento é responsável pela aderência do veículo ao solo, no qual, o conjunto em sua perfeita eficiência “retira” a oscilação do veículo ao passar por ruas esburacadas, lombadas, e mantém o trajeto do veículo ao adentrar em uma curva por exemplo, não deixando a carroceria do veículo sair do seu traçado. Recomenda-se efetuar a inspeção em todo o sistema dianteiro e traseiro de forma preventiva, a cada 20.000 km.
Braço oscilante, buchas, bieletas, ponteiras direção – Verificar de forma preventiva este conjunto. Os mesmos, podem ocasionar instabilidade na direção do veículo. Recomenda-se a verificar a cada 10.000 km.
Juntas homocinéticas – São componentes que têm a função de transmitir de forma constante a força (torque) do motor às rodas. Nos veículos com tração dianteira são usados dois semi-eixos, um para cada roda motriz. Cada semi-eixo é composto por duas juntas homocinéticas, uma fixa (lado roda) e outra deslizante (lado câmbio), podendo, em algumas versões, utilizar a deslizante tripóide (trizeta).
Correia dentada – A correia dentada é a responsável por manter ligado o eixo-comando de válvulas ao virabrequim do motor. Ela também faz com que ambos se sincronizem. Outra função importante executada pela correia dentada é a de fazer com que as válvulas de admissão e de escapamento se fechem e se abram no momento certo, fazendo com que tudo funcione de modo equilibrado e eficiente.
Dica: Este item requer uma atenção especial. Peça a seu mecânico, que efetue uma inspeção também neste item. A mesma poderá apresentar, ruído ou até mesmo trincas, avisando que é hora de efetuar a troca. Caso a mesma venha a se romper, o prejuízo poderá ser bem maior, e de quebra, te deixar na mão. Recomendável que se verifique a cada 10.000 km de forma preventiva. Caso haja necessidade de substituição, faça. Pois se houver rompimento com o motor em funcionamento, poderá haver atropelamento das válvulas, os pistões, válvulas, e cabeçote podem ser afetados.
Sistema elétrico – Faróis dianteiros, faróis traseiros e luzes de seta (pisca pisca), em todo o veículo. Peça auxílio a uma pessoa para que fique a frente do veículo enquanto se testa as luzes dianteiras, farol baixo e alto, luz de neblina (se houver), luz de setas, lado direito e esquerdo, preste atenção a intensidade da lâmpada e a frequência do faixo, se estiver um pouco baixo ou desigual em relação a outra é sinal que esta está na hora de efetuar a troca. Peça a um profissional eletricista que o faça e realize regulagem dos faróis dianteiros. Faça o mesmo para as lanternas traseiras. Com auxílio de uma pessoa, peça que verifique luz de freio, luz de neblina (se houver), luz de ré, e de setas, lado esquerdo e direito.
Palhetas do parabrisa dianteiro e traseiro – Se as mesmas estiverem com ruído ou trepidação é sinal que já chegou ao final da sua vida útil, o ideal neste caso é efetuar a troca imediatamente. Pois a mesma poderá comprometer a segurança do veículo em caso de chuvas fortes. A mesma não terá a eficiência em repelir a água, podendo até mesmo, riscar o vidro dianteiro, devido ao ressecamento da lâmina de borracha. Faça isso também nas traseiras.
Dica: Quando se notar que as palhetas estão emitindo ruído, trepidando, ou até mesmo formando uma névoa sobre o parabrisa, é sinal que está na hora de efetuar a troca das mesmas.
Planejou o roteiro?
Depois de ter feito a inspeção preventiva e efetuar os reparos necessários para uma viagem segura, é hora de planejar seu roteiro com sua família. Distância que irá percorrer, verificar postos de combustíveis no trajeto, hotéis para pernoite (descanso), e até mesmo restaurantes e ou lanchonetes para refeições e lanches.
Verifique, cheque informações das rodovias as quais, você irá trafegar, condições das mesmas, pontos de apoio, junto aos órgão competentes, como PRF – Polícia Rodoviária Federal, e DNIT – Departamento Nacional de infraestrutura e Transporte.
Lembre-se: a segurança na direção depende primeiramente das condições do veículo, das condições das vias que se trafega, e de você condutor. Zele pela sua segurança, dos ocupantes do seu veículo e de demais motoristas na via.
Se beber não dirija, se dirigir não beba.
Respeite a legislação de trânsito. Não faça uso de celular na direção, sempre que precisar de utilizar o telefone, pare o veículo em local seguro e o faça.
Uma boa viagem e ótimas férias… 🙂
Fonte: Saldão do Carro