Volkswagen se junta à empresa de tecnologia Nvidia para carros inteligentes
Montadora quer que veículos como a futura Kombi reconheçam o motorista e se antecipem às necessidades deles.
A Volkswagen se unirá à empresa de tecnologia Nvidia para o desenvolvimento de carros autônomos. A parceria foi anunciada na CES, feira de tecnologia que acontece em Las Vegas, nos Estados Unidos.
A companhia, que já tem parcerias no setor com companhias como Uber, Tesla e a chinesa Baidu, fabrica chips de computação gráfica e vem expandindo a sua atuação para o setor automotivo.
Com a montadora alemã, a Nvidia pretende incorporar sua tecnologia de inteligência artificial na linha futura da Volkswagen, incluindo a van I.D. Buzz, a substituta da Kombi, que será produzida a partir de 2022.
Ela deverá ter um assistente virtual que será capaz de reconhecer o motorista e destrancar a porta para ele, além de se antecipar às necessidades de seus ocupantes, aprendendo os hábitos deles.
Inteligência artificial
Em paralelo ao desenvolvimento da direção autônoma, a inteligência artificial tem sido assunto em diversas montadoras. A Toyota, por exemplo, revelou no último Salão de Tóquio, em novembro passado, um carro-conceito que “puxa” conversa com o motorista. No mesmo evento, a Yamaha mostrou uma moto que abraça o piloto.
Outros parceiros
Até agora, 320 companhias envolvidas no segmento de carros autônomos – sejam desenvolvedores de softwares, montadoras e fornecedores – estão usado o Nvidia Drive, anteriormente chamado de Drive PX2, segundo a empresa.
A Uber tem usado a tecnologia da Nvidia desde 2016, quando incluiu veículos autônomos em sua frota, em caráter de teste, nos EUA. O programa de direção autônoma percorreu 1 milhão de milhas nos últimos 100 dias.
A chinesa Baidu e alemã ZF, fabricante de autopeças, também são parceiras da Nvidia.
A Nvidia também vai colaborar com a startup Aurora, cofundada pelo ex-diretor do programa autônomo do Google Chris Urmson, para o desenvolvimento de uma nova plataforma hardware de direção autônoma usando o processador Xavier.
Fonte: Auto Esporte